Estou desenvolvendo um processo de controle de equipamentos. O processo pode seguir dois caminhos: Inclusão ou Devolução.
No caso da Devolução, o processo direcionará para a atividade de configuração (nesse caso formatação do equipamento). Já no caso de Inclusão, o processo passara por um fluxo mais complexo, que possui aprovação, e recebimento do(s) equipamento(s) (recebimento do distribuidor), e após o recebimento ocorre a configuração do equipamento (nesse caso configurar para uso). Acontece que com uma grande quantidade de equipamentos, pode ocorrer um recebimento parcial, e com isso a confguração dessa parte dos equipamentos será iniciada. Sendo algo muito dinamico, onde podem chegar equipamentos enquanto outros ainda estão sendo configurados. Mas para ir para configuração, primeiro devem ser preenchidos os dados de recebimento.
Penso que o certo seria fazer um mecanismo onde as atividades de Configuração e Recebimento sejam paralelas. Pórem a atividade de Configuração também faz parte do fluxo de devolução que não possui a atividade de Recebimento.
Alguém consegue me ajudar com esse problema com alguma ideia?
Caramba, processo bem complexo haha teria que entender bem a regra de negocio pra poder sugerir uma boa implementação. O que eu consigo pensar nesse momento é se é possivel separar em processos distintos a devolução da inclusão.
A solicitação foi de um processo que englobe todos os tipo de controle de equipamento, no caso são Inclusão, Devolução, Troca e Fiscal. E para isso já separei um processo para cada tipo de equipamento, como Notebook, Celular, Impressora… Por contas particularidades de cada equipamento, e também para um rastreio mais fácil.
É realmente um processo bem complexo, com diversos “IFs”, muitos “poréns”, e agora surgiu esse problema. É um processo que acontecia em planilhas, então não tinha um fluxo bem definido.
Certo, e se vc separar apenas a atividade de configuração ? Uma config pra devolução e outra config para setup. Embora a mesma equipe va executar, são contextos diferentes, ja eliminaria o problema de “quebrar” o fluxo de devolução.
E dessa forma fazer a atividade paralela entre recebimento e configuração de inclusão, certo?
Só tenho que ver o quanto isso vai impactar nos outros fluxos, Troca e Fiscal
Quanto a atividade em paralelo ainda nao pensei, só pensei em liberar a parte de devolução pra tentar simplificar um pouco mais, se eu tiver alguma ideia aqui te passo.
Será que da certo se eu criar usar um exclusivo para verificar se o tipo de controle é Devolução ou Inclusão, e sendo Devolução segue o fluxo normal, mas sendo Inclusão segue para o Join do Paralelo. Mais ou menos conforme o exemplo: