Acessar dados do campo Zoom em tabela Pai x Filho

Olá a todos!

Estou desenvolvendo um processo em que, em uma determinada atividade, o responsável deve informar os planos de ação em uma tabela Pai x Filho. Nessa tabela, o usuário define a tratativa, o responsável e o prazo para entrega. Veja a imagem ilustrativa abaixo:

Segue o trecho do código HTML que monta a tabela:

<table tablename="planAcao" class="table table-hover" id="planAcao" addbuttonlabel="Adicionar Ação" addbuttonclass="btn btn-primary">
					                <thead>
					                    <tr>
					                        <td class="form-group col-md-6">Tratativa</td>
					                        <td class="form-group col-md-4">Responsável</td>
					                        <td class="form-group col-md-2">Tempo de Entrega</td>
					                    </tr>
					                </thead>
					                <tbody>
					                    <tr>
					                        <td class="form-group col-md-6">
					                        	<input type="text" class="form-control" id="tratativa" name="tratativa">
					                        </td>
					                        <td class="form-group col-md-4">
						                        <input
											        type="zoom"
											        id = "responTrat"
											        name="responTrat" 
											        data-zoom="{
											            'displayKey':'colleagueName',
											            'datasetId':'colleague',
											            'placeholder':'Selecione o responsável',
											            'resultLimit':'5000',
											            'fields':[
											                {
											                  'field':'colleagueName',
											                  'label':'Nome'
											                },{
											                  'field':'login',
											                  'label':'Matrícula'
											                }
											            ]
											         }"
										         />
					                        </td>
					                        <td class="form-group col-md-2">
					                        	<input type="text" class="form-control" id="tempoEntrega" name="tempoEntrega" placeholder="00:00" maxlength="5">
					                        </td>
					                    </tr>
					                </tbody>
					            </table>

Para capturar os dados do campo zoom, utilizei as funções abaixo, que percorrem todas as linhas da tabela e recuperam o valor selecionado:

function setSelectedZoomItem(selectedItem){
	const numFilhos = contarFilhos("planAcao");
	let listResponsaveis = []

for(let i = 1; i <= numFilhos; i++){
		// Obtém o valor (que deve ser o login) do campo na linha i
        let login = $("#responTrat___" + i).val();

// Se existir um valor (ou seja, o responsável foi selecionado), adiciona na lista
        if (login && login != "") {
            listResponsaveis.push(login);
        }
	}
	$("#responsaveisConcat").val(listResponsaveis.join(", "));
}

function contarFilhos(nomeTabela) {
    const numFilhos = $("#" + nomeTabela + " tbody tr").length - 1;
    return numFilhos;
}

A dificuldade que estou enfrentando é a seguinte: o valor recuperado dessas funções é apenas o colleagueName (nome do usuário). Sei que, se alterar o parâmetro para 'displayKey':'login', a função conseguirá capturar a matrícula, mas o campo do formulário exibirá somente esse valor, o que não é intuitivo para os usuários.

Gostaria de saber se há uma forma de exibir ambos os valores (nome e matrícula) no campo ou se existe alguma abordagem melhor para capturar o login do usuário sem comprometer a apresentação do nome no formulário.

Nesse evento do zoom o selectedItem é um objeto que contém o nome do input e todos os campos que você indicou pro zoom carregar. Pode dar um console.log nele assim que chamar essa função pra você identificar o que vem.

Eu costumo, na declaração do Zoom, indicar alguns campos como ocultos pra não ficar exibindo por padrão pros usuários (por exemplo, não tem motivo mostrar a matrícula pra eles).

{
    'field':'login',
    'label':'Matrícula',
    'visible':'false'
}

Aí na sua função setSelectedZoomItem você acessa a matrícula com selectedItem.login.

Outra coisa, é sempre importante validar qual Zoom você está tratando, pois essa função é disparada para qualquer Zoom do seu formulário (e você pode ter outros campos em algum momento).

Num zoom que não está em Pai Filho normalmente fazemos assim:

function setSelectedZoomItem(selectedItem) {
    if (selectedItem.inputName === 'nome_do_meu_input_zoom') {
        // executa o evento
    }
}

Em um pai filho o inputName terá o ___ concatenado, então muda um pouco:

function setSelectedZoomItem(selectedItem) {
    const inputName = selectedItem.inputName.split("___")[0];

if (inputName === 'nome_do_meu_input_zoom') {
        // executa o evento
    }
}

E agora uma pergunta. Isso aqui tá funcionando let login = $("#responTrat___" + i).val();?

Pergunto isso porque lembro que o Fluig não adiciona o índice aos ids dos elementos, fazendo isso somente no name dos inputs/select/textarea. Então inspeciona se ao criar mais itens pai filho ele tá realmente colocando ___indice ao id dos elementos. Pois ter ID repetido na página pode trazer resultados errados em algum momento.

Desconsidera essa pergunta.

Só agora que resolvi testar e vi que a partir do Fluig 1.8.1 ele está adicionando o índice também ao ID.

Excelente Bruno, ainda não conhecia muito bem essa propriedade do parâmetro selectedItem da função setSelectedZoomItem.

Minha maior dificuldade era ao capturar uma mudança no campo Zoom da tabela alterar exatamente o campo onde estou concatenando os valores para definir como responsáveis para a próxima fase, pois a função recupera apenas o valor do campo alterado e não iterando sobre cada linha da tabela. Por fim criei uma nova função responsável por isso enquanto setSelectedZoomItem fica apenas para recuperar os dados de selectedItem.

Ficando assim:

function setSelectedZoomItem(selectedItem){
	const inputName = selectedItem.inputName.split("___")[0];

if (inputName === 'responTrat') {
	    $("#" + selectedItem.inputId).data("selected", selectedItem);

atualizaResponsaveis();
    }
}

function atualizaResponsaveis(){
    const numFilhos = contarFilhos("planAcao");
    let listResponsaveis = [];

for(let i = 1; i <= numFilhos; i++){
        let selectedData = $("#responTrat___" + i).data("selected");

if (selectedData && selectedData.login) {
            listResponsaveis.push(selectedData.login);
        }
    }
    $("#responsaveisConcat").val(listResponsaveis.join(", "));
}

function contarFilhos(nomeTabela) {
    const numFilhos = $("#" + nomeTabela + " tbody tr").length - 1;
    return numFilhos;
}

Não sei se é o ideal, mas está funcionando.

contarFilhos(nomeTabela): Conta o número de linhas (filhos) presentes no corpo (tbody) de uma tabela específica.

setSelectedZoomItem(selectedItem): Esta função é disparada quando um item é selecionado no componente Zoom.
A função armazena o objeto selectedItem diretamente no elemento HTML (usando o método data("selected", selectedItem)), permitindo acesso posterior a todas as propriedades do item selecionado.

atualizaResponsaveis(): Atualiza o campo que contém a concatenação das matrículas (logins) dos responsáveis selecionados em cada linha da tabela.
Percorre cada linha e tenta recuperar o objeto armazenado (usando .data("selected")) no campo de Zoom identificado por "responTrat___" + i.
Se o objeto recuperado existir e possuir a propriedade login, adiciona o valor do login (matrícula) a uma lista.
Por fim, define o valor do campo responsaveisConcat como uma string com os logins separados por vírgula.

Obrigado pelo apoio, sua resposta abriu minha mente pela solução.

1 curtida

Nessa etapa o usuário pode adicionar e remover itens da pai filho que está iterando?

Se isso ocorrer o seu código vai dar problema, pois está usando a quantidade de TRs como índice, mas se eu excluir um item da pai filho e depois adicionar outro aquele índice do item deletado se perdeu e a pai filho não reordena os índices no front nesse momento.

Então nesse cenário você pode ter uma tabela com 1 TR, mas ela já estar no índice 3, por exemplo.

Então se a tabela a ser iterada pode ser manipulada e a intenção é iterar entre todos os filhos “válidos” da tabela (desconsiderando o primeiro TR que é o template dela) você pode fazer assim:

$('#planAcao tbody tr:gt(0)')
    .each(function () {
        // this é o elemento TR da iteração
        const selectedData = $(this)
            .find('input[name*="responTrat___"]')
            .data('selected');
        // faz o resto do código
    });

Realmente, Bruno. Meu código estava com essa vulnerabilidade.

Só precisei ajustar um pouco o seu exemplo pois o elemento Zoom é um select enquanto o seletor utilizado na função está procurando por um elemento input, fazendo com que .data("selected") retornasse undefined.
Modifiquei o seletor para buscar por qualquer elemento cujo name contenha responTrat___, ficando assim:

$('#planAcao tbody tr:gt(0)').each(function () {
        const selectedData = $(this)
            .find('[name*="responTrat___"]')
            .data('selected');

if (selectedData && selectedData.login) {
            listResponsaveis.push(selectedData.login);
        }
    });

Aproveitando o gancho, o elemento de tabela Pai x FIlhos possui uma função nativa que consiga capturar quando o usuário exclui uma linha da tabela, para que eu possa assim ativar minha função atualizaResponsaveis?

1 curtida

Você pode usar a customFnDelete para customizar como remover o item e nisso fazer o tratamento, seguindo essa Documentação da Pai Filho

Sinceramente, a maioria das minha Pai Filho eu não uso os botões padrões dela. Eu sempre crio indicando pra não ter o botão de Adicionar nem de Remover e então eu crio na mão eles.

Exceto quando são situações muito simples, onde realmente é uma tabela simples que só vai ter os itens.

Como na maioria das vezes preciso fazer Pai Filho mais rica de elementos acabo sempre usando os eventos customizados.

1 curtida

Entendi. Ainda sou bem iniciante no desenvolvimento Fluig, vou deixar no meu escopo de próximos estudos da ferramenta para aprender a fazer esses componentes personalizados.

Muito obrigado pelo apoio!

1 curtida