Alguém passou por incompatibilidade entre os editor atual e novo do fluig?

Boa tarde,

Atualmente estamos com o fluig 2.0 e plugin eclipse compatível.

Nossos processos/formulario, quando abrimos na versão web usamos o editor atual.

Estamos com receio de usar o novo e quebrar processos. Pois, em teste que fiz apos a migração um tempo atras teve um processo meu que perdeu referencias ou posso ter feito algo de errado?

Na experiencia de vcs, tem conseguido usar os dois?

o novo editor parece ser bem interessante. Meu gestor, conseguiu criar todo o fluxo e formulario com IA. Ficou muito bom!

Teve uma vez q meu eclipse bugou pra um processo, no editor novo editei os scripts do processo online mesmo, sem uso do eclipse.

Gostaria de um feedback de quem usa o editor novo. e as questoes de compatibilidade.

ou vcs usam apenas o eclipse/vscode?

Fala amigo @Helio_Monteiro

Como saiu nos releases notes, apartir de 30/07 o editor de processos antigos deixará de existir! e então nas versões da 2.0 apartir de 05/05 ja sairam com uma pré conversão dos processos desenvolvidos com o editor antigo, sendo convertidos para a nova versão.
Acredito que quando falamos do uso dos componentes bpm1.0 que são aqueles básicos apresentados na interface web! dificilmente teremos problemas de conversão!
Agora quando tratamos processos que foram desenvolvidos com o bpm2.0 aonde temos um aumento significativo de diferentes componentes, como timers e gateways inclusivos, provavelmente a ideia que siga o modelo atual de nao conseguirmos editar!
Meu sonho é que a TOTVS invista defintivamente na arquitetura bpm2.0 neste novo editor e nos livre do eclipse!
Eu como DEV, ainda flutuo muito entre eclipse e VSCODE(plugin fluiggers) mais tenho ministrados treinamentos muito legais para clientes, aonde apresento as infinitas possibiladades que temos da 2.0 na interface WEB, inclusive tratando integrações usando o componente de servico! sem a necessidade de codificar o evento!

Agora encerrando! acho que o cenário mais promissor é buscar realmente homologar o novo editor nos seus processos apartir desta versão de 05/05. ainda nela é possivel chamar o editor velho se necessário! Abraços!

2 curtidas

Oi @fluigor.com.br , cara vc me trouxe algo muito importante rs Acompanhar as releases, algo que não tenho feito. Uma hora vai sumir tudo e não vou saber pq kkk

Bom, assistimos uma apresentação recente da TOTVS vendendo o fluig e o foco deles foram totalmente na IA pelo editor novo.

Antes, haviamos testado apenas a criação de processo por lá. Não sei se em meados de novembro/dezembro do ano passado já era possível criar formulários tbm com IA. Algo que fomos perceber este mês e amamos a ideia.

Meu gestor já foi logo criando os processos tudo no editor novo, os formulários. Pra que depois eu só refinasse os formulários ou alguma regra que não dê pra fazer ali.

E te falar, embora tenha melhorado o editor novo. Faz-se muita coisa ali. Pequenos detalhes nos impedem de usar ele, segue alguns:

• as atribuições de atividade no bpm 2.0 reduziu muito. Não conseguimos por exemplo, atribuir para quem abriu o processo. Embora a opção por campo de formulário de pra driblar isso, então precisa de programação ali pra isso, algo que era possível fazer pelo próprio bpm.
  • programação customizada de formulário (html,js,css) não conseguimos fazer. Pois, ao tentar importar o formulário via eclipse ou vscode não enxerga o formulário criado junto ao processo. Nem ao importar o processo, se marcar para importar o formulário vai formulário.

o fato de não deixar alterar o código html,css,js do formulário já quebrou as pernas. Só podemos usar o que tem de opção e limitado a elas no editor.

Ah, mas que tipo de customização que queriamos fazer no formulário?

• usar inputs que não existem ali como um select2, regras customizadas numa tabela pai e filho, input select personalizado.
  • ou alteração de layout, css e js no html.
  • nossos campos zoom, vimos que dá pra usar por lá. Mas, se colocarmos uma constraint, já não funciona. Só faz leitura completa, zoom básico.

ou seja, perde toda customização de formulario. Zoom sem constraint, em um dataset que busca outra dados de outra aplicação externa é um perigo.

Teve estas situações tbm com vc, se sim como contornou?

Fala Mestre,

Todo seu texto descrito é uma dor que existe a muito tempo!
Acredito que não veremos esse formulário da nova versão ter a possibilidade de ser importável para editar!
O antigo formato, que permitia importar aquele formulário mais básico criado ja vinha com muita sujeira, tudo fora de indentação e tudo no mesmo arquivo, html e javascript.
Acredito que a complexidade do LOWCODE vai tangir a talvez evoluirem um pouco mais a web.
sobre a IA, achei ela gerando coisas muito basicas e em varios momentos com erro no bpm! ainda assim para processos de baixa complexidade ela atende muito bem! porém processos com um nivel um pouco mais complexo ainda existira a necessidade do desenvolvimento custom!
E nossos empregos estão garantidos! rsrsrs

Forte abraço!