Cursos para Desenvolvedor Fluig

Fala pessoal, gostaria de saber qual curso exato preciso fazer, eu sei que a TOTVS tem uma plataforma e fiz uns cursos lá já, mais par aparte de JavaScript eles não ensina muito, aprendo linguagem por algum site? tipo Udemy, Alura, e depois para subir na carreira de Desenvolvedor Fluig? Preciso ter a faculdade, pós essas coisas?

Me ajudem ae pessoal :slight_smile:

1 curtida

Não precisa de faculdade. Claro que é legal, mas não precisa.

Pro Fluig você precisa de:

Estudar JS, CSS e HTML para fazer os formulários e Widgets. Nisso você pode estudar as práticas mais recentes por serem tecnologias que vão rodar no navegador do usuário (front). Tem vários cursos que ensinam isso na Udemy e acredito que na Alura também. Importante é você estudar a linguagem em si ao invés de pegar um curso de framework (react, angular, vuejs etc.). Como o Fluig utiliza JQuery você pode estudar ela também. Embora seja uma biblioteca que pessoal “fala mal” ela acaba facilitando bastante a vida.

Para os Datasets e Eventos de Formulários e Processos (que executam no back) você precisa usar JS numa versão mais antiga, porque o código é transformado em Java por uma ferramenta chamada Rhino e ele não aceita JS novo. Com essa transformação pra Java você consegue utilizar coisas de Java também, então se souber um pouco de Java já facilita bastante a vida.

E aproveita bastante os cursos grátis do Fluig Academy. Quando comecei no Fluig (tudo bem que só faço algumas coisinhas no Fluig) eu aproveitei bem os cursos pra entender como o Fluig funciona. Fiz uma capacitação presencial na TOTVS que abordou pouca coisa a mais do que já tinha visto nos cursos gratuitos e que foi uma experiência ruim, já que a capacitação não tinha nivelamento e tinha um pessoal que nunca mexeu com programação e só atrapalhava o andamento do curso.

2 curtidas

Ah, e sobre Widgets e Layouts, se você conhece Java e Maven dá pra fazer muita coisa em Java mesmo e subir pro Fluig.

Tá aí algo que até pensei em estudar, o tal do Maven, pra gerar os .war e jogar pro Fluig e assim ter algumas coisas de forma mais eficaz.

2 curtidas

@Bruno_Gasparetto Tô na mesma, dava até pra implementar export de widget pela extensão do vscode que você criou. Por falar nela, um amigo criou uma também, podiamos combinar de juntar as funcionalidades/ideias hein.

1 curtida

Boa Bruno, obrigado por citar tudo isso. Eu mesmo fazia uns cursos de JS, HTML e CSS, mais nunca praticava, só fazia por fazer, aprendi Java por um tempo, e decidi largar o Java e ir pro Front, mais ai- depois eu queria unir os dois e encontrei um bootcamp na Digital Innovation One, que era full stack, usando JS e Java.
Achei legal o Fluig ter essa ideia de Java e JS. Vou estudar esses cursos.

1 curtida

Bom esse assunto, não sabia sobre o Maven, por isso é bom ter um canal assim para trocar experiência.

1 curtida

Que legal, vocês estão até desenvolvendo as extensões.

Quando fiz a minha extensão foi só pra dar uma facilitada. Eu queria mesmo só fazer um autocomplete, hehehe.

Mas aí chegou o @pedro.costa, que conhece bem a api do fluig, e melhorou muito colocando as importações e exportações.

No caso de widget acho que precisa compilar com o maven e então enviar o .war pro fluig. Aí precisa entender essa integração né.

2 curtidas