Dataset Constraint em campo data do formulário

Boa tarde.

Criei um processo e no formulário utilizado, tenho um campo que armazeno a data no formato DD/MM/YYYY.
Ao consultar o dataset interno filtrando DE/ATE por este campo data, não funciona corretamente.
Isto é, ao filtrar de 30/03/2021 até 08/04/2021, como a data está armazenada no formato “string”, o sistema entende que a data 30/03/2021 é maior 08/04/2021 e não está trazendo resultados.

Alguém sabe como solucionar?

At
Rodrigo de Oliveira.

Pelo que já sofri com o Fluig percebi que todos os campos do formulário são salvos como texto, então quando você tenta filtrar data ele vai fazer uma comparação textual ao invés de utilizar o tipo Date/Timestamp.

Uma solução, que passei a utilizar, é ter um campo oculto com a data no formato ISO (YYYY-MM-DD), pois assim ela funciona mesmo com comparação de string.

1 curtida

Bom dia @redschenko.

Tenho um dataset sincronizado que busca informações de data em um bd e salva ela no formato que ela vem do banco.

image

Na hora de criar as constraints, converto a data pro formato YYYY-DD-MM e funciona normalmente.

image


image

3 curtidas

Obrigado pelas respostas @Bruno_Gasparetto e @victorcastro
Como estou tendo outros problemas com este dataset interno, vou fazer um dataset customizado utilizando uma select direto no cadastro do formulário (tabela ML).

1 curtida

O ideal e trabalhar com a data invertida anomesdia.
O campo date do html ja salva assim

@redschenko esqueci de citar algo importante: essas colunas do dataset que eu citei tá com o tipo DATE.

image

Lembrei disso porque encontrei um problema agora. Atualizei pra versão mais atual do Fluig (1.7.0-210406) e antes era salvo no formato de data mesmo.

image

Agora tá vindo no formato timestamp.

image

Vou ter que dar manutenção em todos os datasets :expressionless: