Escalabilidade - FLUIG

Fluiggers,

Eu sou novo nesse universo do Fluig e, após analisar o banco de dados da aplicação, tenho receios relacionados à escalabilidade da aplicação.

Minha principal preocupação é a escalabilidade a longo prazo, sabendo que o Fluig tende a persistir os dados de formulários praticamente todos como texto (o que dificulta indexação e queries complexas) e que o volume de requisições simultâneas de datasets vai disparar.

Para quem já rodou cenários de alta volumetria: vocês recomendam manter a persistência em formulários nativos otimizando os datasets (com cache, etc.), ou o caminho mais seguro é desacoplar totalmente a inteligência e os dados para um banco/API externa e usar as widgets apenas como a camada de visão (front-end)? Como o WildFly e o banco de vocês têm aguentado esse rojão?

Eu costumo criar widgets de dashboards customizados para visualizar melhor os dados dos processos. Existem dashboards que acoplam dados genéricos e outros que utilizam dados de campo de formulário como filtro… Tento aproveitar ao máximo os campos já indexados do banco para acelerar os filtros (data abertura da solicitação, usuario, numero da atividade).

Outro ponto, tenho criado datasets para consumir api’s internas buscando dados em datawarehouse, bancos do ERP, etc… Vocês tiveram problemas com datasets muito pesados? Quais boas práticas vocês adotaram frente aos problemas encontrados?

Salve Mestre,

Sempre optar pelo uso do que a plataforma entrega como padrão!
Datasets via api, com uso de paginação e filtros específicos sendo passados a cada get!

Forte abraço!