Olá pessoal, implantamos o fluig na minha empresa faz alguns meses e eu estou construindo os fluxos. Como um novo desenvolvedor de fluig, fui instruído a usar o eclipse Luna por ser homologado da TOTVS, tive que ter uma pequena adaptação com a IDE, visto que usava só o VS Code para meus outros projetos. Como agora a pretensão é aumentar a quantidade de desenvolvedores de fluig na empresa, vou tentando bolar uma boa estrutura para varias pessoas trabalharem em conjunto. Comecei a usar a extensão do VS code e vi uma grande melhoria em alguns aspectos, dito isso minha dúvida é a seguinte:
Para exportar o workflow não tem nada planejado na extensão?
Acredito que a complexidade deve ser bem maior de tratar, pois estou pensando em usá-la juntamente com o git para separar meus ambientes de homologação e produção, deixando apenas a programação do workflow para o eclipse.
Olá Caio,
Para exportar e importar o diagrama, somente através do plugin Fluig, no Eclipse.
Abraço
1 curtida
Teve uma época que eu estava estudando quais são os endpoints pra efetuar exportação/importação dos workflows, mas com as demandas do dia a dia acabei deixando um pouco de lado. Mas temos essa vontade de conseguir exportar diagramas principalmente pensando na exportação dos eventos de processos.
Agora com a versão 1.8.2 do Fluig muita coisa deu problema e ainda precisamos ajustar alguns itens da extensão pra funcionar 100% nele (sei que exportar widgets tá com problema), e como ainda estou usando a versão 1.8.1 meu contato pra fazer as correções tá menor.
Porém temos um membro da comunidade que está testando uma abordagem diferente. Ele criou uma widget pra inserir no Fluig e ela disponibilizar alguns endpoints pra conseguir fazer algumas coisas, como por exemplo atualizar um evento de processo sem precisar mudar a versão do processo (ao menos é a ideia e parece que tá indo bem).
4 curtidas
Bom dia @Caio_Racy, tudo bem? Eu trabalhei com Fluig cerca de pouco mais de 1 ano, e na empresa que fazia os projetos eu sempre codava no Vs Code e fazia o Deploi com eclipse, nunca tive problemas, mas, trabalhava coma versão 1.8.1, agora com a versão 1.8.2 eu acredito que de para codar com VS Code e subir com eclipse ainda mais que a versão do eclipse que usava era a mais antiga porque a TOTVS não tinha o Fluig na versão nova do Eclipse. Então era melhor no vsc, além do mais o VS code ajuda muito a programar no Front. Ai nesse caso eu não usava os plugins eu apenas codava mesmo!
Ps: Caso se sua empresa estiver contratando Dev eu estou disponível no mercado. Segue meu linkedin: www.linkedin.com/in/danielcosta-
Se puder dar uma força! Agradeço demais!
1 curtida
Só pra retomar o assunto, estou estudando como fazer a exportação de workflow, mas pelo que já entendi é a parte mais complicada, pois precisa montar um XML específico com todos os itens do workflow pra enviar ao servidor do Fluig.
Mas por enquanto temos a opção de atualizar eventos de processo. O que já ajuda bastante no desenvolvimento.
2 curtidas
Ola Bruno, legal hein, mas o que esse atualizar evento de processo faz? Ele pega uma task criada por exemplo e atualiza direto? sem precisar exportar o workflow? Se for vai ser uma mão na roda. Como eu utilizo ele?
Ele atualiza um evento do Workflow sem precisar exportar o workflow em si. Então o evento já deve existir no servidor Fluig.
Primeiro precisa executar o comando que exporta a nossa Widget auxiliar para o seu servidor Fluig. Só apertar F1 e depois digitar fluig: exportar
que já trará a opção (ou Ctrl + P e digitar >fluig: exportar
).
Aí enquanto estiver editando um Evento de Processo ou Atividade de Serviço (internamente ela é um evento pro processo) aperta Ctrl + F9 pra exportar o evento/atividade pro Fluig.
Ele vai perguntar pra qual versão do processo quer exportar, já trazendo a última versão preenchida.
Fizemos esse comando pra auxiliar no desenvolvimento e pra efetuar pequenas correções nos eventos do workflow, afinal pode acontecer de ter algum pequeno erro de lógica que só é descoberto em produção e ter que executar a conversão de todas as solicitações abertas pode ser muito custoso.
2 curtidas
Rapaz, mais uma vez excelente, isso realmente acontece mais do que eu imaginava aqui e converter versão é realmente muito demorado, preciso fazer um ajuste realmente e ja vou usar esse formato para subir um ajuste em produção.
Descobrindo cada vez mais coisas boas de usar! Está salvando demais hahaha
Só testa antes em homolog hein, hehehe.
Ainda não fizemos testes intensos nisso.
O @Daniel_Sales teve a iniciativa de fazer a widget pra fazer importação de widgets e lembrou dessa necessidade que tinha levantado de atualizar evento sem mexer na versão. Aí já aproveitou o embalo.
É triste que formulário aceita atualizar os eventos sem mudar a versão, basta não mexer nos inputs. Mas workflow não dá essa opção.
1 curtida
Opa digo o mesmo que o amigo ai falou.
Se precisar de desenvolvedor fluig Junior só avisar.