FLUIG 2.0 - Novidades

Título bait - quero saber as novidades! Quem participou da conferência hoje, conta a fofoca!

Eita, nem sabia que teve conferência, hehehe.

Isso foi do formulário Participe da construção do futuro do TOTVS Fluig Plataforma?

Foi não, foi específica pras novidades do Fluig 2.0.

O que estou vendo bastante no LinkedIn dos funcionários da TOTVS é que a intenção é ter muita IA envolvida. Pedir pro Fluig criar formulário, por exemplo, e ele já trazer tudo pra você.

E há tempos vejo a TOTVS falando mais sobre deixar o desenvolvimento do Fluig mais Web e menos Eclipse.

Agora fiquei curioso sobre essa conferência aí, hehehe.

1 curtida

Amigo @daniel.cabral, vou levantar uma bola aqui

Fico imaginando o que eles almejam para o futuro, na minha visão a plataforma não evolui verticalmente a 5 anos e apesar estar cada dia mais madura, está engessada em uma stack antiga. Mas.. vamos se o universo Totvs deste ano irá apresentar alguma novidade.

Se avaliarmos as ultimas atualizações de versões, tivemos basicamente o Lgpd e se lembramos, na época parecia uma atualização imprescindível, mas até hoje ainda é pouco é utilizado.

Depois, finalmente acertaram com o refinamento do visual em vários pontos, editor de dataset, etc, mas ainda temos o bom e velho Bootstrap 3, um visualizador bpm que é o mesmo desde o lançamento da plataforma, gestão de documentos herdada do extinto Totvs ECM, enfim.

Além de outras coisas que a plataforma tinha e que quem começou agora nem imagina que existia dentro do fluig um messenger, reuniões, trilhas de treinamentos e até geração de certificados.

O que eu vejo é o crescimento de muita gente fazendo coisa boa e consultorias cada vez mais especializadas, algumas até melhores que a própria totvs.

No fim das contas o nosso cliente só quer ver o movimento integrado, o pedido gerado, a notificação no email, a atividade de serviço executada com sucesso e diminuir licenças :sweat_smile:

Mas é isso! Tomara que algum abençoado apareça aqui e nos convença de que teremos atualizações inimagináveis em uma versão futura kkk

3 curtidas

Falou muito e falou bonito!

Comparando a outros sistemas (inclusive de empresas maiores), o Fluig é muito, muito competente no que faz - mas as camadas mais inferiores dele está estagnadas há muito tempo. Estável? Sim. Veloz? Poderia ser muito melhor. Mas entrega, acho.

A plataforma com o tempo foi querendo abraçar o mundo, mas tive a impressão dela ter virado um pato no meio do caminho. Pouco a pouco ela foi voltando ao que tinha de mais forte, como vc disse: “o movimento integrado, o pedido gerado, a notificação no email, a atividade de serviço executada com sucesso”.

Ainda acredito nas mudanças estruturais pros devs, aliadas ao sonhado low-code/no-code. Enquanto isso, seguimos…:slight_smile:

1 curtida