Título bait - quero saber as novidades! Quem participou da conferência hoje, conta a fofoca!
Eita, nem sabia que teve conferência, hehehe.
Isso foi do formulário Participe da construção do futuro do TOTVS Fluig Plataforma?
Foi não, foi específica pras novidades do Fluig 2.0.
O que estou vendo bastante no LinkedIn dos funcionários da TOTVS é que a intenção é ter muita IA envolvida. Pedir pro Fluig criar formulário, por exemplo, e ele já trazer tudo pra você.
E há tempos vejo a TOTVS falando mais sobre deixar o desenvolvimento do Fluig mais Web e menos Eclipse.
Agora fiquei curioso sobre essa conferência aí, hehehe.
Amigo @daniel.cabral, vou levantar uma bola aqui
Fico imaginando o que eles almejam para o futuro, na minha visão a plataforma não evolui verticalmente a 5 anos e apesar estar cada dia mais madura, está engessada em uma stack antiga. Mas.. vamos se o universo Totvs deste ano irá apresentar alguma novidade.
Se avaliarmos as ultimas atualizações de versões, tivemos basicamente o Lgpd e se lembramos, na época parecia uma atualização imprescindível, mas até hoje ainda é pouco é utilizado.
Depois, finalmente acertaram com o refinamento do visual em vários pontos, editor de dataset, etc, mas ainda temos o bom e velho Bootstrap 3, um visualizador bpm que é o mesmo desde o lançamento da plataforma, gestão de documentos herdada do extinto Totvs ECM, enfim.
Além de outras coisas que a plataforma tinha e que quem começou agora nem imagina que existia dentro do fluig um messenger, reuniões, trilhas de treinamentos e até geração de certificados.
O que eu vejo é o crescimento de muita gente fazendo coisa boa e consultorias cada vez mais especializadas, algumas até melhores que a própria totvs.
No fim das contas o nosso cliente só quer ver o movimento integrado, o pedido gerado, a notificação no email, a atividade de serviço executada com sucesso e diminuir licenças
Mas é isso! Tomara que algum abençoado apareça aqui e nos convença de que teremos atualizações inimagináveis em uma versão futura kkk
Falou muito e falou bonito!
Comparando a outros sistemas (inclusive de empresas maiores), o Fluig é muito, muito competente no que faz - mas as camadas mais inferiores dele está estagnadas há muito tempo. Estável? Sim. Veloz? Poderia ser muito melhor. Mas entrega, acho.
A plataforma com o tempo foi querendo abraçar o mundo, mas tive a impressão dela ter virado um pato no meio do caminho. Pouco a pouco ela foi voltando ao que tinha de mais forte, como vc disse: “o movimento integrado, o pedido gerado, a notificação no email, a atividade de serviço executada com sucesso”.
Ainda acredito nas mudanças estruturais pros devs, aliadas ao sonhado low-code/no-code. Enquanto isso, seguimos…
Tive a oportunidade de participar agora do Universo totvs, e a ideia é realmente integrar IA, tanto pra facilitar o desenvolvimento dos processos e formulários, claro que não é uma solução para processos mais complexos, mas para simple é realmente muito válido.
Também estão padronizando os estilos do style guide para seguir o Animalia, que ficou bem bonito com adição também do dark mode.
E reformularam a central de tarefas que ficou realmente incrível. Não me recordo de outras mudanças significativas. Mas estão voltando muito para integração com IA.
Teve uma apresentação demonstrando como integrar ia com fluig.
Os novos desenhadores de processo e formulário estão ótimos. Finalmente os profissionais de Processo vão conseguir criar processos diretamente no Fluig sem precisar de tanto auxílio da T.I, deixando os devs focados nas partes mais complexas. Já estávamos olhando alguns concorrentes do Fluig que são assim.
A Central de Tarefas tá ótima. Ansioso pra usar na prática.
Mas estou na expectativa do que precisaremos corrigir com a atualização. Esperando um changelog do que vai “quebrar” pra já iniciar as correções.
Não consegui ir no No Code Pro, mas nas demonstrações que vi a parte da IA estava bem legal. Mas não vi falarem sobre os custos adicionais de licença pra IA.
Seja o primeiro a codificar com as novidades do TOTVS Fluig com ES6
Aprenda a usar recursos do ES6 para modernizar o desenvolvimento no TOTVS Fluig com boas práticas, ganho de performance e integração ao ambiente da plataforma.
Menos Eclipse com certeza!!! Precisamos disso.