Bom tarde a todos, estou iniciando no fluig, e ja estou me deparando com algumas dificuldades, instalei o Fluig versao 1.7.1 na minha maquina e correu tudo bem , porem quando vou tentar criar o servidor do fluig no ecplise, me retorna a seguinte mensagem de erro, meu eclipse e o Oxigen.3 :
O conjunto de host/porta usados é inválido ou está indisponível
Somente a versão Luna é homologada pela TOTVS para uso com o Fluig Studio. É provavel que esse erro seja relacionado a alguma incompatibilidade do Fluig Studio com a versão que você está utilizando.
Acabei de instalar o Fluig 1.8.2 e estou tendo o mesmo problema, com as duas versões homologadas: Luna e 2019. A instalação está em um laptop com Windows 11 e consigo acessar pela rede, no endereço IP que coloquei, eu usando a porta 8080.
Quando a conexão com o servidor é criada não ocorre erro. Mas ao tentar acessar o servidor, a mensagem “O conjunto de host/porta usados é inválido ou está indisponível” aparece.
Não tenho a menor ideia do que fazer, já que o Fluig está funcionando, inclusive com acesso de outro computador.
@fragallo , no seu caso específico, pode ser várias coisas. O mais normal é que essa máquina específica não consegue acessar a url ou ip diretamente por algum bloqueio de rede. Isso é facilmente verificado ao tentar acessar via browser, na mesma maquina onde está o eclipse, a url/ip e porta configurada.
Caso isso funcione, o ideal é abrir o eclipse como debug (eclipse.exe -debug) e acompanhar o log na janela de terminal que será iniciada.
Se o problema continuar por ai, cola a conteúdo aqui.
Em 2025 estou tendo o mesmo problema… estou rodando o fluig com https habilitado, modo demo sem licença, consigo acessar normalmente via browser porem no eclipse eu recebo o mesmo erro mencionado anteriormente “O conjunto de host/porta usados é inválido ou está indisponível”. dei uma olhada no log do eclipse e vi que ele está fazendo uma requisição para “/portal/api/rest/wcmservice/rest/role/findRolesByUser” fazendo a mesma requisição no navegador eu recebo um erro falando que “queryParam password está desabilitado por segurança”, fui dar uma olhada na documentação e no patch notes do fluig realmente menciona essa questão e eles falam “Caso ainda haja necessidade de uso, poderá ser adicionado um parâmetro no cadastro da empresa”… blz, que parâmetro? alguem já passou por esse problema? estou começando a achar que só da isso em ambiente modo “demo” pois fiz uma instalação para um cliente licenciado e o eclipse funcionou normalmente
Por isso é importante usar o plugin na mesma versão do fluig do servidor.
O plugin 1.8.1 não funciona no Fluig 1.8.2, e vice-versa, principalmente devido à forma de autenticação que mudou.
Até a nossa extensão do vscode teve que ter uma grande alteração pra suportar essa nova forma.
Mas uma coisa que reparei testando o Fluig 1.8.2 no modo demonstração é que ele dá muito problema com aviso do modo demo também na API, obrigando a sempre tentar logar pra ele dar o aviso e só depois de aceitar o modo demo ele libera a API.
Não lembro se foi aqui no fórum ou no Telegram que passaram a informação do parâmetro pra colocar no cadastro da empresa, mas na dúvida dá pra abrir chamado pra totvs
Estou no modo demo esta aparecendo somente esta informação, “O conjunto de host/porta usados é inválido ou está indisponível”
Já atualizei o plugin 1.8.2 e a versão do Fluig também 1.8.2 mas ainda não funciona alguma sugestão?
A versão 1.8.2 do Fluig é muito problemática no modo demo. Praticamente não vai conseguir usar corretamente, pois pra cada tentativa de login ela exige primeiro que você vá na tela de login ativar o modo demo e como cada chamada do plugin ele tenta logar, você precisa clicar no botão pra ativar o demo antes.
Ao menos foi o que senti quando tentei testar o demo.
Fiz diversas alterações para tentar fazer o plugin do fluig se conectar com eclipse luna, alterei a porta , o ip, atualizei o fluig , atualizei o eclipse. mas permance o mesmo erro, nao conecta .
Alguem ja teve esse problema?
Em 10 de Dezembro de 2024 o Fluig postou um update relacionado a este problema, se o seu fluig estiver em uma versão antes dessa e vc esteja recebendo este erro, vc precisa atualizar o Fluig e também atualizar o plugin pra versão 1824 (1.8.2 é a versão o Fluig, e esse 4 é a release que tem essa correção pra conseguir exportar widget sem precisar configurar nada no wcmadmin). O único problema é que vc não consegue exportar mais widgets em clientes que estão antes dessa versão, então vc teria que ter 2 eclipses pra utilizar nos diferentes clientes.
De qualquer forma, se vc precisar configurar o wcmadmin o caminho é
Acesse o wcmadmin> painel de controle > empresas > selecione a empresa > editar > cadastrar dados adicionais , informe os valores abaixo: chave : tmp.queryparam.password.blocked valor : 20241110
Valeu pela ajuda, consegui resolver a conexão usando o plugin no eclipse Luna 1.8.1 e a versão do fluig na 1.8.2.4, funcionou a conexão.
realizei essas alterações:
Acesse o wcmadmin> painel de controle > empresas > selecione a empresa > editar > cadastrar dados adicionais , informe os valores abaixo: chave : tmp.queryparam.password.blocked valor : 20241110
e reiniciei o fluig.