Homologação - Como ajustar os datasets

Estamos com a última versão do Fluig.

Estamos mudando para a nuvem.

Copiei todas as informações do Fluig de produção, ajustei os parâmetros no banco de dados para que apontasse para o novo endereço, que é o de homologação na nuvem.

Minha dúvida é sobre os datasets.

Todos os datasets estão apontando para os serviços que vieram com a importação, isto é, serviços que apontam para banco de dados que têm dados válidos de uso da firma.

Entretanto, eu preciso que os datasets apontem para os serviços de homologação que acabei de criar no Fluig da nuvem. Tais serviços apontam para banco de dados que podem ser alterados à vontade, pois são apenas cópias dos dados de Produção. Não queremos alterar dados que estão valendo, para haver segurança na hora de testar, naturalmente.

Mas são centenas de datasets. Será difícil fazer um a um.

Teria uma maneira global para fazer isto?

Uma dica para o futuro:

Não deixe dados fixos nos datasets, sempre mantenha em um lugar mais fácil.

Aqui eu criei formulários para armazenar os usuários e outros parâmetros de serviços, assim sempre que preciso trocar eu troco em 1 lugar e todos os datasets que dependem dos dados já pegam as informações atualizadas.

image

Eu já vi uma discussão sobre fazer um update na tabela de datasets, afinal todo o código fonte é salvo direto na tabela. Mas não sei qual é a tabela.

2 curtidas

Bruno, como sempre, dicas memoráveis. Me esqueci das tabelas internas do Fluig. Valeu!

Vou descobrir e volto aqui no Forum para explicar como eu fiz.

A tabela é a Serv_dataset, um replace nela funciona. Mas muito cuidado e faça backup

1 curtida

Experimentei trocar a informação do campo ‘ds_dataset’ na tabela ‘serv_dataset’ e funcionou em dataset AVANÇADO.

Usei o banco de dados e a instalação do Fluig de testes.

Para reafirmar minha intenção, eu queria trocar a ligação que todos os datasets tivessem com um determinado serviço para outro.

Experimentei alterar apenas um dataset.

Assim, com a ajuda do Bruno e do Daniel, fiz o seguinte no SQL SERVER

UPDATE serv_dataset SET dsl_dataset =REPLACE(dsl_dataset,‘/jdbc/nome_do_servico_ANTIGO’,‘/jdbc/nome_do_servico_NOVO’) where cod_dataset = ‘nome_do_meu_dataset’

Conferi fazendo

select * from Serv_dataset where cod_dataset =‘nome_do_meu_dataset’

Desta consulta, copiei o conteúdo do campo ‘dsl_dataset’ e joguei no WORD para facilitar a visualização e estava lá a alteração.

Fui em Painel de Controle do Fluig, procurei Datasets, localizei ‘nome_do_meu_dataset’ comandei a consulta e ela respondeu com os dados esperados.

Para os datasets SIMPLES, fiz:

UPDATE serv_dataset SET dsl_dataset =REPLACE(dsl_dataset,‘“fluigService” : “nome_do_servico_ANTIGO”’,‘“fluigService” : “nome_do_servico_NOVO”’) where cod_dataset = ‘nome_do_meu_dataset_simples’

(Ficou meio confusa a SQL acima, mas no REPLACE, há aspas simples (') circundando aspas duplas (") nos objetos, por exemplo ’ “fluigService” : “nome_do_servico_ANTIGO” ')

2 curtidas