Fala nação, tudo bem?
Tem alguém (mais) usando IA pra apoiar nos desenvolvimentos do Fluig? Tenho usado com alguma frequência o Claude Code e/ou Copilot com Claude Sonnet/Opus, e ele compreende muito bem a estrutura do Fluig, por sinal. Delego muito ‘serviço de corno’ pra ele fazer, em formuários e widgets, já pra manipular processos nem arrisquei.
…e vocês têm usado?
o/
4 curtidas
Ainda tô muito fraco nas IAs pra criar as coisas por mim. Porém estou usando pra ao menos fazer os exemplos e me dar a orientação de pra onde ir.
Último teste que realmente mandei IA fazer algo foi tentar refatorar uma Java widget. Ela melhorou bastante o código, mas ainda precisei refinar muita coisa.
Pro Fluig não sei se vou investir muito com isso (mas quero usar mais), porém em um projeto pessoal que quero realizar nesse ano vou dar uma chance a mais delegando trabalho pesado
2 curtidas
Fala grandioso @daniel.cabral
Praticamente elevei a ZERO as manutenções em tudo que tange ao JavaScript utilizando o Gemini CLI. Com o tempo você pega o jeito: trabalha as memórias da IA, cria Markdowns e utiliza sua própria workspace como base de aprendizado.
Para novos projetos a estratégia é diferente. Eu armazeno documentações, gero protótipos de tela e transcrições de reuniões e incluo as documentações oficiais do dev.fluig armazenadas em Markdown criar os padrões de desenvolvimento. Assim a IA não alucina tanto assim.
Sei que essa não é a realidade de muitos, mas para quem atua em vários clientes ao mesmo tempo com projetos distintos, estou tendo uma celeridade absurda em tarefas que antes eu perdia um tempo.
Agora vamos gerar uma discussão aqui:
A TOTVS já incluiu IA no BPM. Se hoje eu já consigo fazer projetos robustos com IA, talvez seja apenas questão de tempo para que a IA da própria TOTVS tenha maturidade suficiente para substituir desenvolvedores iniciantes nas empresas
5 curtidas
Também tenho utilizado muito o CLAUDE CODE conectado ao VSCODE, também criei um MARKDOWN (prompt.md) com muitas informações sobre o fluig e exemplos de funcionalidades, com isso a ideia dela não alucinar e seguir o que foi solicitado é mais promissor!
O principal fator de utilização hoje tem sido para FRONT-END e conseguir rapidamente modelar projetos de exemplo para que o cliente consiga ter uma visão do negócio, mesmo que sem as regras de negócio 100% configuradas.
4 curtidas
É isso…delegar o repetitivo e focar mais no criativo e estratégico sem deixar a IA zoar com a gente durante o trabalho e intervir manualmente quando necessário. Mas que nem o @Jonathan.Albuquerque disse, elas tão ficando cada vez melhores, mas de longe. É fazer o prompt correto e conduzir direito!
2 curtidas