Fala galera, blz?
Alguém já precisou montar um cenário de balanço de carga com n servidores espalhados entre nuvem e on-premise? Tiveram algum problema de latência entre eles?
Nosso desafio aqui é montar um load-balancer que ficaria on-premise, direcionando o tráfego para as instâncias locais e na nuvem de acordo com a origem:
Cliente externo → Nuvem
Cliente interno → On Premise
Não tenho certeza se o NLB faz esse tipo de direcionamento condicional, mas vi que o apache faz.
É um ambiente interessante de se montar, mas estou pensando no possível aumento de latência nesse vai e volta entre nuvem e local, pois o balancer estaria na sede do cliente. Mesmo que a conexão entre data center local e nuvem seja rápida.
Também há a possibilidade de se deixar o load balancer na nuvem.
Alguém já pegou um cenário parecido? Teria alguma experiência para compartilhar?
[]s!
o que posso compartilhar contigo é que não é qualquer compartilhamento de rede que o fluig aceita lá no parâmetro GLOBAL_DATA_DIR tivemos problemas recentes em um ambiente de loadbalance com lum feita através dos serviços do proprio windows.
E o Fluig não aceitou.
Pois tu poderia até ter 2 volumes com essa replicação acontecendo em paralelo, mais o grande desafio é a conexão do banco.
pois todas as telas do fluig dependem de uma consulta pra serem montadas, principalmente a central de tarefas.
acho que o grande desafio seria essa latencia do banco de dados mesmo.
é nois!
1 curtida
Bruxo, blz?
Fizemos alguns experimentos aqui e inicialmente achamos BEM interessante o fato de que dá pra subir várias instâncias do appserver na mesma máquina, no esquema master/slave. O resultado ficou bem interessante, principalmente num ambiente virtualizado.
Inicialmente estamos fazendo uma operação assistida com 4 instâncias dividindo o trabalho entre si e, num segundo momento, partimos para o load balance com NLB (o ambiente é windows)
Sobre o ambiente híbrido, realmente surgiu uma preocupação a respeito da latência e, principalmente, da segurança. O cliente possui um link lan-to-lan entre o site principal e o outro datacenter, mas a banda é limitada e isso pode ser um grande problema no médio prazo.
1 curtida
Como faço p fazer instancias de outros servers virarem slave do principal?
Boa noite,
Alguém poderia me orientar sobre como configurar um ambiente de Load Balancer? Participei do Universo Totvs e fui informado de que, quando falamos em hardware, é mais recomendado expandir horizontalmente, e não verticalmente.
Também foi sugerido que o uso de um Load Balancer seria a melhor solução para garantir um ambiente mais estável, evitando gargalos nos processos.
Atualmente, tenho uma configuração de 8 vCPUs, 16 GB de memória e 650 GB de disco. Estou planejando expandir para 8 vCPUs, 32 GB de memória e 750 GB de disco.
Pensei em utilizar um Load Balancer para distribuir a carga entre 2 ou 3 servidores com 8 vCPUs, 8 GB de memória e 650 GB de disco cada. Gostaria de saber se essa seria uma boa solução e se alguém poderia me orientar sobre essa abordagem.
1 curtida
Olá Leonardo,
Inicialmente te faço duas sugestões, e lhe explico brevemente o que será necessário fazer, a documentação oficial que fala sobre criação de loadbalancer pode te ajudar bastante.
tudo que tu precisa saber sobre o loadbalancer está neste link
https://tdn.totvs.com/display/public/fluig/Plataforma+em+load+balance+com+Apache+mod_proxy+em+Linux
****PS:Apenas atenção a documentação, vc nao vai utilizar o metodo de Criando uma segunda instância na mesma instalação!!!
vc deve seguir a documentação de *Criando uma instância em outra máquina
Passo 1 - Além dos servidores de aplicação, tu vai precisar de um servidor linux para instalar um apache e configurar o proxybalancer
Passo 2 - Configurar um compartilhamento de pasta para que os 3 servidores compartilhem a mesma estrutura de volume, apps e repository/wcmdir.
Passo 3 - Configurar o servidor MASTER (Fluig1) conforme a documentação.
Passo 4 - Configurar os servidores Slave (Fluig2 e Fluig3) conforme documentação.
Neste 2 servidores tu terá passos semelhantes de configuração do servidor MASTER, como parametrizar o que chamamos de GLOBAL_DATA_DIR que seria os diretórios compartilhados entre eles e ajustar no arquivo de host.xml o server-name do nó para fluig2 e fluig3.
também como tu comentou, a performance do fluig não muda se alocado mais que 18gb de ram, configurado o jvm do jboss limitado a 12gb conforme documentação do time prime apresentada no universo TOTVS sugiro tu aplicar os 4 primeiros passos do link.
https://tdn.totvs.com/display/public/fluig/10+dicas+para+turbinar+seu+TOTVS+Fluig%2C+melhorando+desempenho+e+estabilidade
Espero ter ajudado!
2 curtidas