Load Balancer em ambiente híbrido

Fala galera, blz?

Alguém já precisou montar um cenário de balanço de carga com n servidores espalhados entre nuvem e on-premise? Tiveram algum problema de latência entre eles?

Nosso desafio aqui é montar um load-balancer que ficaria on-premise, direcionando o tráfego para as instâncias locais e na nuvem de acordo com a origem:

Cliente externo → Nuvem
Cliente interno → On Premise

Não tenho certeza se o NLB faz esse tipo de direcionamento condicional, mas vi que o apache faz.

É um ambiente interessante de se montar, mas estou pensando no possível aumento de latência nesse vai e volta entre nuvem e local, pois o balancer estaria na sede do cliente. Mesmo que a conexão entre data center local e nuvem seja rápida.

Também há a possibilidade de se deixar o load balancer na nuvem.

Alguém já pegou um cenário parecido? Teria alguma experiência para compartilhar?

[]s!

o que posso compartilhar contigo é que não é qualquer compartilhamento de rede que o fluig aceita lá no parâmetro GLOBAL_DATA_DIR tivemos problemas recentes em um ambiente de loadbalance com lum feita através dos serviços do proprio windows.
E o Fluig não aceitou.
Pois tu poderia até ter 2 volumes com essa replicação acontecendo em paralelo, mais o grande desafio é a conexão do banco.
pois todas as telas do fluig dependem de uma consulta pra serem montadas, principalmente a central de tarefas.
acho que o grande desafio seria essa latencia do banco de dados mesmo.

é nois!

1 curtida

Bruxo, blz?

Fizemos alguns experimentos aqui e inicialmente achamos BEM interessante o fato de que dá pra subir várias instâncias do appserver na mesma máquina, no esquema master/slave. O resultado ficou bem interessante, principalmente num ambiente virtualizado.

Inicialmente estamos fazendo uma operação assistida com 4 instâncias dividindo o trabalho entre si e, num segundo momento, partimos para o load balance com NLB (o ambiente é windows)

Sobre o ambiente híbrido, realmente surgiu uma preocupação a respeito da latência e, principalmente, da segurança. O cliente possui um link lan-to-lan entre o site principal e o outro datacenter, mas a banda é limitada e isso pode ser um grande problema no médio prazo.

1 curtida