Quando são parâmetros que não cabem nas opções de cadastro de Serviço no Fluig, eu salvo em formulário.
Criei um formulário, que só admin pode visualizar, com os dados de credenciais. Também tenho outro formulário, com essa mesma restrição, com parâmetros diversos que preciso usar em alguma coisa.
Aí, no dataset, simplesmente leio desses formulários (passando a constraint que permite a leitura personificando um admin).
Dessa forma nem preciso me preocupar em validar se estou em homolog/dev ou produção, pois cada ambiente tem seu formulário com os valores específicos do ambiente. Só preciso me preocupar em ter os nomes dos itens iguais em cada ambiente. Fica um “.env” no banco de dados.
Se for pensar em segurança dá até pra salvar criptografado.