Rateio de item em tabela pai fliho

Pessoal, estou com um dilema terrível. Preciso por rateio em um item que fica numa tabela pai filho, detalhe, o rateio precisa ser n para n itens. Isso complica, pois a tabela pai filho, não aceita uma tabela pai filho. Tentei algumas estratégias que não deram certo, como por exemplo rateio e item em pais filho diferente. Alguém já fez e consegue me explicar qual a melhor estratégia para esse problema?

Rapaz ainda não precisei dessa situação. mas daria pra criar um array de itens e salvar em um campo. Já fiz isso uma vez para criar um histórico de movimentações de atividades. tu só precisa ter alguma informação para amarrar cada item a sua respectiva linha da tabela pai e filho.

Mas acredito que trabalhar com duas tabelas pai e filho seria melhor.

1 curtida

Eu acho que o grande problema é amarrar tudo certinho e sem dificultar a vida do usuário. Eu fiz uma tabela do lado da outra e criei uma função que amarre o item ao rateio, aí é só escolher o centro de custo e a porcentagem, não é o cenário ideal, mas foi o melhor que consegui fazer.

2 curtidas

Pai-filho-neto sempre foi encrenquinha no Fluig. Você poderia tratar de dois jeitos, pelo menos:

  • Cria um campo oculto armazenando os dados do neto (em JSON por ex.). Nesse caso há um risco de estourar o limite do campo no BD, dependendo dos dados, ou…

  • Dois pai-filho relacionados com uma chave.

Pessoalmente acho a primeira opção mais prática. Um modal lendo/gravando os dados no campo oculto resolve bem, e daria pra criar algo reutilizável.

2 curtidas

Obrigado pela dica, eu resolvi usando essa estratégia que apresentei, o cliente aceitou.

1 curtida