Serviços rest como usá-lo

Prezado, eu tenho um serviço REST que funciona.
Entretanto, não tenho experiência com ele e preciso pôr um botão que vá provocar este serviço numa widget.
A pergunta é: para usar esse serviço sou obrigado a chamar um dataset que faça referência a este serviço?

Como tudo, depende… hehehehe.

Você pode, pelo JS no front da widget, chamar diretamente o serviço REST sim. Mas o serviço tem que estar com CORS configurado e estar com HTTPS (acho que tudo publicado hoje está), porque se não estiver e o seu Fluig estiver em HTTPS, o navegador vai bloquear a chamada devido à insegurança.

Mas se o serviço REST possuir a necessidade de mandar credencias elas ficarão “visíveis” no seu front, então qualquer usuário um pouco mais esperto conseguiria inspecionar e descobrir como fazer a chamada ao serviço. Se isso não for impedimento pode chamar diretamente pelo front.

A parte boa de cadastrar o serviço no Fluig e então fazer o acesso por dataset é que você mantém as credenciais ocultas no back, enquanto que pra widget é só uma chamada a um dataset. E com isso o CORS também já não fica obrigatório no serviço REST.

1 curtida