Serviços rest como usá-lo

Prezado, eu tenho um serviço REST que funciona.
Entretanto, não tenho experiência com ele e preciso pôr um botão que vá provocar este serviço numa widget.
A pergunta é: para usar esse serviço sou obrigado a chamar um dataset que faça referência a este serviço?

Como tudo, depende… hehehehe.

Você pode, pelo JS no front da widget, chamar diretamente o serviço REST sim. Mas o serviço tem que estar com CORS configurado e estar com HTTPS (acho que tudo publicado hoje está), porque se não estiver e o seu Fluig estiver em HTTPS, o navegador vai bloquear a chamada devido à insegurança.

Mas se o serviço REST possuir a necessidade de mandar credencias elas ficarão “visíveis” no seu front, então qualquer usuário um pouco mais esperto conseguiria inspecionar e descobrir como fazer a chamada ao serviço. Se isso não for impedimento pode chamar diretamente pelo front.

A parte boa de cadastrar o serviço no Fluig e então fazer o acesso por dataset é que você mantém as credenciais ocultas no back, enquanto que pra widget é só uma chamada a um dataset. E com isso o CORS também já não fica obrigatório no serviço REST.

1 curtida

Bruno, vc tem um exemplo de dataset personalizado que consulta um rest usando parametros?

exemplo:

eu tenho um rest semelhante a

http://enderecoIp/endpoint

esse endpoint tem um parametro ‘matricula’ para consultar na api, como eu conseguiria isso?

minha ideia é em um formulário no GED eu fazer uma função onchange no input e preencher o dado de outros inputs com o retorno da api

Esqueci do detalhe: esse serviço no fluig eu consegui colocar, ele usa autenticação basic e eu consigo preencher lá, consegui colocando de forma bruta a url

exemplo: http://enderecoIp/endpoint?matricula=123

ai consultando la retorna, mas queria isso dinamico.

obg desde ja

@Gabriel_Borchardt , quando cadastramos o serviços nós colocamos o Domínio, certo? Considera ele como um “basePath” do seu serviço.