Uma sugestão sobre criar ou não novos processos

Prezadas e prezados boa tarde.

Venho aqui pedir literalmente uma sugestão.
Tenho um processo semestral e este sofre algumas alterações de um semestre para o outro. Algumas alterações significativas, outras nem tanto.
Porém o objetivo de trabalho deste processo é sempre o mesmo.
Tenho tentado manter o mesmo processo, fazendo as alterações no formulário e também nos scripts de processo.
Entretanto ao modificar o formulário ligado ao processo e os scripts de processo acabo esbarrando em solicitações anteriores, pois novos campos incluídos necessitam de validações que antes não eram exigidas e passam a ser necessárias para o avanço de etapas.
Fico pensando em criar um processo para cada semestre, com seu respectivo formulário e seus scripts de processo. Mas será que isso não, vamos dizer assim, “poluiria” o Fluig com “n” processos que fazem a mesma coisa com nuances diferentes?
Alguém já passou por isso? Se sim (ou mesmo se não passou ou tem uma ideia) poderia passar uma sugestão de como lidar com uma situação assim?
Fico muito agradecido.

Abçs.

Cassius

Beleza, Cassius?

Você não conseguiria trabalhar com o versionamento? Salvo conversões manuais, processos iniciados na versão X terminarão nela, ou seja, a cada semestre você pode trabalhar nisso - entendo que são iterações do mesmo processo, com ligeiras modificações que são incompatíveis com a versão anterior em algumas vezes, certo?

Abs!

Quando atualiza um formulário alterando a versão dele as solicitações já existentes não sofrem alterações né? Continuando no formulário antigo, certo?

Se funciona assim é bem tranquilo continuar a evolução do processo.

1 curtida

Verdade @Bruno_Gasparetto , tem o formulário também…este não pode ser convertido entre versões, caso precise. Mas até pra isso tem jeito (em partes), fazendo atualizações incrementais - adicionar ou modificando campos com cuidado pra não quebrar o que já existe. Pode gerar com o tempo algum ‘lixo’ no form, mas é uma saída.