Usar dados enviados no startProcess

Olá pessoal, estou com dúvidas quanto ao método starProcess do hAPI.

Quero utilizar os dados de um processo em outro. Vou colocar os codigos abaixo e o resultado no Log. Alguém pode me ajudar me mostrando no que estou errando?

Processo Pai

function afterTaskComplete(colleagueId, nextSequenceId, userList){
    // Definindo variáveis
    var dadosFormulario = new java.util.HashMap();

if(nextSequenceId == '9'){
        dadosFormulario.put("responsavel", "fabio.schmitz");

try{
            log.info("################# INICIANDO PROCESSO:");
            hAPI.startProcess('WF_ACAO_RAC', 0, ["fabio.schmitz"], "Iniciado pela RAC", false, dadosFormulario, false);
        } catch(e){
            log.error("################# AKI DEU O ERRO: " + e);
        }
    }
}

Processo Filho:

function afterTaskSave(colleagueId,nextSequenceId,userList){
	if(nextSequenceId == 0 || nextSequenceId == 4){
        try{
            var resp = hAPI.getCardValue("responsavel");
            log.info("################# VALOR DE RESPONSAVEL: " + resp);
            hAPI.setCardValue("responsavel_area", resp);
        } catch(error){
            log.error("################# ERRO AO LER OU DEFINIR O CAMPO: " + error);
        }
    }
	if(nextSequenceId == 5){
        try{
            var resp = hAPI.getCardValue("responsavel");
            log.info("################# VALOR DE RESPONSAVEL NA 5: " + resp);
            hAPI.setCardValue("responsavel_area", resp);
        } catch(error){
            log.error("################# ERRO AO LER OU DEFINIR O CAMPO: " + error);
        }
    }
}

Testei em diversos eventos de processo como: (afterStateEntry, afterProcessCreate, beforeStateEntry) e em todos está como nulo.

Log:

2024-07-29 11:32:49,344 INFO  [com.datasul.technology.webdesk.customization.ScriptingLog] (default task-4828) ################# INICIANDO PROCESSO:
2024-07-29 11:32:49,370 INFO  [com.datasul.technology.webdesk.workflow.business.WorkflowBO] (default task-4828) Iniciando o processo 'WF_ACAO_RAC' ativ destino '5' usuario 'fabio.schmitz' empresa '1'
2024-07-29 11:32:49,585 INFO  [com.datasul.technology.webdesk.customization.ScriptingLog] (default task-4828) ################# VALOR DE RESPONSAVEL: null
2024-07-29 11:32:49,588 ERROR [com.datasul.technology.webdesk.customization.ScriptingLog] (default task-4828) ################# ERRO AO LER OU DEFINIR O CAMPO: JavaException: java.lang.NullPointerException: null
2024-07-29 11:32:50,185 WARN  [com.datasul.technology.webdesk.workflow.engine.WorkflowEngine] (default task-4828) Não existe nenhum anexo definido como principal.
2024-07-29 11:32:50,186 WARN  [com.datasul.technology.webdesk.workflow.engine.WorkflowEngine] (default task-4828) Não existe nenhum anexo definido como principal.
2024-07-29 11:32:50,186 INFO  [com.datasul.technology.webdesk.workflow.business.WorkflowBO] (default task-4828) # Saving card. Process: WF_ACAO_RAC, Instance: 20189, Sequence: 5, Dados: {responsavel=fabio.schmitz} 
2024-07-29 11:32:50,245 WARN  [com.datasul.technology.webdesk.workflow.engine.WorkflowEngine] (default task-4828) O campo da ficha não foi encontrado: 91718 responsavel
2024-07-29 11:32:50,245 INFO  [com.datasul.technology.webdesk.customization.ScriptingLog] (default task-4828) ################# VALOR DE RESPONSAVEL NA 5: null
2024-07-29 11:32:50,373 INFO  [com.fluig.monitoring.jschronos.JSChronos] (default task-4828) CustomizationManagerImpl.invokeFunction.afterTaskComplete executou por 1 segundo
2024-07-29 11:32:50,696 WARN  [org.apache.activemq.artemis.core.client] (EJB ASYNC - 33) AMQ212051: Invalid concurrent session usage. Sessions are not supposed to be used by more than one thread concurrently.: java.lang.Exception: trace

Existe um formulário neste subprocesso e caso exista, ele realmente tem um campo chamado “responsavel”?

1 curtida

Bom dia Venturelli, no processo filho eu não tenho esse campo. Provavelmente estou utilizando errado a função startProcess(). Como funciona os dados do formulário enviados nela?

Dês de já muito obrigado pela resposta, estou apanhando um pouquinho com fluig, mas vou pegar o jeito. :smiley:

Consegui, a pergunta que você fez me fez deduzir que o nome do parâmetro colocado no startProcess() tem que ser o nome do campo do formulário filho, testei e deu certo. Muito obrigado mesmo.

Certo. Só pra garantir, definindo os temos:

Processo pai: processo que vai iniciar uma solicitação de outro processo
Processo filho: processo que terá uma solicitação iniciada a partir de uma outra solicitação

E a única troca de informações entre estes dois processos, de forma simplificada, é o formulário. Claro que existem outras, mas exigem muito mais codificação pra isso.

Recomendável
Para iniciar um subprocesso, o recomendável é usar uma atividade de subprocesso em si. É mais claro no desenho que será feito e com ela fica mais fácil fazer o mapeamento de campos.

https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=233763197#Plataforma❙Configuraratividadesefluxos-ConfigurarSubprocesso

No mapeamento de campos, você pode fazer visualmente a configuração de passar a informação do campo responsável do processo pai para o campo responsavel_area do processo filho. Inclusive, permite voltar alguma informação após a finalização (ou seja, pegar o dado do processo filho e alterar o formulário do processo pai).

Via código
Claro que podemos fazer via código, já que tem situações um pouco mais complexas ou que precisam de um tratamento a mais. Neste caso, os dados do formulário podem ser enviados também (mas a parte do retorno dos dados não é simples).

Os dados de formulário precisam respeitar a estrutura do formulário do processo filho. No teu caso específico, supondo que exista o campo responsavel_area:

dadosFormulario.put("responsavel_area", "fabio.schmitz");

Ou, pensando vai passar um campo do formulário (responsavel) do processo pai:

dadosFormulario.put("responsavel_area", hAPI.getCardValue("responsavel"));

Exemplo
O Fluig tem um exemplo com codificação que você pode testar: Browse Samples / Exemplos-Avancados-de-Processos - fluig Stash

Ou se quiser o código mais direto só da abertura via hAPI: Source of atendimento_chamados.iniciarSolicitacaoFeedback.js - Exemplos-Avancados-de-Processos - fluig Stash

1 curtida

Valeu mesmo. Tenho que fazer por código pois tenho algumas tabelas paiXfilho que tem diversos usário e tenho que disparar processos para cada um. Inclusive com envio de emails personalizados e condições expecíficas. Ficou possível somente com código devido a complexidade das regras de negócio.

Agradecimento
Estou iniciando em BPM2.0, mas já observei o poder que a ferramenta tem e as possibilidades que a plataforma me disponibiliza, porém como estou aprendendo literalmente sozinho acabo me barrando em problemas pequenos. Mas obrigado por trazer o auxílio, creio que com a comunidade ajudando vamos longe. :sunglasses: