Vamos usar ES6 e Typescript no Fluig?

Olá a todos!

Sou arquiteto de soluções e trabalho JS e C# há um bom tempo.
Nestes últimos tempos, surgiram algumas demandas de Fluig e acabei entrando para este universo rs.

Depois de muito penar, descobri algumas coisas em relação ao Fluig que me deixaram desanimados haha. O fato de não poder usar ES6/TypeScript nos eventos de formulário e datasets é bem desanimador.

Pensando nisso pensei em usar o Babel com Webpack ou Rollup para poder usar ES6/Typescript no desenvolvimento, e poder fazer um bundle que o Fluig consiga entender.
Pelo que entendi, o Fluig usa o Rhino como engine de JS, mas fuçando um pouco mais, vi que algumas features do JS funcionam no Dataset, mas não funcionam nos scripts de formulário.

Dito isso, algumas perguntas:

  • É possível definir qual(is) versão(ões) do Rhino, o Fluig utiliza para a execução de JS?
  • Alguém já pensou em fazer algo do genêro?
  • Vi que o @Bruno_Gasparetto criou um arquivo de tipagens incrível (obrigado por isso kkkk), que também ajudaria bastante no processo.
  • Aproveito também para perguntar (tentei achar na internet mas não encontrei), onde o Fluig usa Node (pois nas próprias páginas de release aparecem atualizações do Node), e se é possível utilizar o próprio Node para fazer algum tipo de desenvolvimento no Fluig.

Qualquer ajuda é bem vinda!

Abraços!

4 curtidas

Seja bem vindo, vou esperar o pessoal responder pois também tenho essa dúvida.
Até Java da para usar, mais quero saber como também.

Seria bom usar umas coisas a mais.

1 curtida

Bom dia! Primeiramente EXCELENTE postagem…esse é um assunto ‘antigo’, pois o Fluig usa bibliotecas beem atrasadas em relação ao que temos hoje. Se pudéssemos usar tipagem no backend seria ó… :smiley:

Até onde sei o Node.js é usado apenas no servidor Realtime, para enviar as notificaçoes em tempo real para os usuários, e infelizmente nada mais.

1 curtida