Webinar 1.8.2 - O que acharam?

Para quem assistiu o webinar de agora há pouco…o que acharam?

Desde o ano passado a TOTVS já estava bem animada em tentar colocar o Fluig mais pra desenvolvimento low/no-code direto na Web e tá seguindo nesse caminho.

Pelo visual das apresentações pareceu promissor.

Já vi um sistema concorrente fazendo assim e, embora diminua um pouco o poder da customização, facilita muito a criação para a maioria dos processos.

A parte de permitir testar um processo em rascunho não chegou, mas ao menos tá indo pra parte de formulário.

A reformulação da Central de Tarefas pareceu promissora, mas não consegui ver os detalhes pra ver o que melhorou. Esperar sair mais informações. Ao menos por aqui os usuários sempre se confundem na Central de Tarefas, vamos ver se vai dar uma melhorada nisso, hehehe.

2 curtidas

Poderia me informar onde encontro esse Webinar 1.8.2

Infelizmente a TOTVS não forneceu gravação para ele - pelo que me lembro, ao menos.

foi gravado, mas não confirmaram se seria disponibilizado.

Negócio é acompanhar o canal deles pra ver se aparece por lá.

Alguém tem imagens da nova central de tarefas?

Infeliz não vi o webinar, mas o que gostaria muito de saber é o por que a Totvs ao invés de tentar incluir coisas novas, pelo menos não atualiza o que já tem…
Por exemplo: o jdk do Fluig Studio, deixar o négocio homologado em uma versão antiga é no mínimo um descaso com a ferramenta.

Entendo a ideia de adicionar funcionalidades No/Low Code, mas sinto que o HIGH CODE não evolui a muito tempo, e o mesmo modelo com os mesmos problemas de sempre.

Os grandes cases de fluig sãos todos HIGH CODE e não o inverso.

O que acham?

2 curtidas
  • Ele focaram bastante em low-code e alterações de estilo, é interessante para plataforma, mas gostaria de ter visto novos componentes ou funcionalidades.
  • Sobre a validação de senha no Identity, não é uma alteração muito complicada de se adicionar no próprio fluig, já desenvolvi exatamente isso a algum tempo em um projeto. Entendo que o identity já vem junto, mas em ambientes controlados sem acesso a rede não funciona.
  • Em Geral uma atualização pequena de correções e ajustes com adições focadas em desenvolvimentos simples e rápidos.

-Espero em uma próxima atualização algumas adições de desenvolvimento high-code.

Não me impressionou. Low/no-code é so para tentar impressionar clientes mas na hora do vamos ver, não atenderá.

1 curtida

Então, mas se pensar em High Code a única vantagem do Fluig é centralizar os “sistemas” como se fossem processos pros usuários e sempre é obrigatório ter Desenvolvedor acompanhando. O que foge um pouco do que a TOTVS vende pras empresas de facilitar a criação dos processos né?

Por aqui estamos contratando o “SE Suite”, que é um concorrente do Fluig, e tem uma pegada muito mais low code, justamente pra colocar os usuários avançados do Escritório de Processos, e até outras áreas, pra fazer os fluxos dos processos e formulários, com a intenção de só depender de T.I quando chegar na parte complicada de integrações.

E se for pra fazer algo realmente High Code, eu particularmente, prefiro criar um sistema do 0 ao invés de depender de tantas gambiarras e dores de cabeça fazendo no Fluig, pois aí rola até otimização dos dados no banco ao invés de salvar tudo como texto e isso impedir consultas otimizadas. Além de não ter o custo da licença, hehehe.

Realmente, sempre que vejo propagandas do Fluig eles mostram processos hiper complicados que foram feitos por empresas de desenvolvimento, com a promessa de facilitar a criação dos processos, mas pra fazer algo similar ao apresentado é até mais complicado do que criar um sistema novo ao invés do processo no Fluig.

Mas uma coisa que realmente acho legal é ter essa possibilidade de poder fazer altas customizações via código no Fluig. Ele dá muito poder pra gente desenvolver.

Salve Galera!

Vou passar minha visão, sobre a 1.8.2! apenas melhorias gráficas!
O que precisamos urgentemente eh uma repaginação nas ferramentas de criação de formulário lowcode que existe! a atual ainda é a mais fraca do mercado em soluções do mesmo seguimento!

Em muitos projetos low-code do Fluig que tenho q fazer integrações simples o componente de serviço lowcode tem me surpreendido, principalmente com integrações simples como um cadastro ou algo do tipo, pois é zero programação.

Mais acredito que com 11 Anos de mercado que irá completar este ano, a dificuldade de evoluir ainda mais o produto é por falta de profissionais tops de JAVA. ($$$$).

Mais sigo acreditando no produto e explorando o maximo dos 2 mundos!

abrass

2 curtidas

Infelizmente a totvs está tentando matar o Dev Fluig, nesse Webinar deixaram bem claro que não pretendem nem estão trabalhando em cima de melhorias e qualidade de vida pra nós do HIGH CODE, o foco deles é totalmente em transformar a plataforma em Low-code pra que não haja necessidade da empresa contratar um dev dedicado, na teoria parece mil maravilhas, redução de custos, etc. Mas na prática não consigo enxergar o low-code funcionando de maneira decente.