Para quem assistiu o webinar de agora há pouco…o que acharam?
Desde o ano passado a TOTVS já estava bem animada em tentar colocar o Fluig mais pra desenvolvimento low/no-code direto na Web e tá seguindo nesse caminho.
Pelo visual das apresentações pareceu promissor.
Já vi um sistema concorrente fazendo assim e, embora diminua um pouco o poder da customização, facilita muito a criação para a maioria dos processos.
A parte de permitir testar um processo em rascunho não chegou, mas ao menos tá indo pra parte de formulário.
A reformulação da Central de Tarefas pareceu promissora, mas não consegui ver os detalhes pra ver o que melhorou. Esperar sair mais informações. Ao menos por aqui os usuários sempre se confundem na Central de Tarefas, vamos ver se vai dar uma melhorada nisso, hehehe.
Poderia me informar onde encontro esse Webinar 1.8.2
Infelizmente a TOTVS não forneceu gravação para ele - pelo que me lembro, ao menos.
foi gravado, mas não confirmaram se seria disponibilizado.
Negócio é acompanhar o canal deles pra ver se aparece por lá.
Alguém tem imagens da nova central de tarefas?
Infeliz não vi o webinar, mas o que gostaria muito de saber é o por que a Totvs ao invés de tentar incluir coisas novas, pelo menos não atualiza o que já tem…
Por exemplo: o jdk do Fluig Studio, deixar o négocio homologado em uma versão antiga é no mínimo um descaso com a ferramenta.
Entendo a ideia de adicionar funcionalidades No/Low Code, mas sinto que o HIGH CODE não evolui a muito tempo, e o mesmo modelo com os mesmos problemas de sempre.
Os grandes cases de fluig sãos todos HIGH CODE e não o inverso.
O que acham?
- Ele focaram bastante em low-code e alterações de estilo, é interessante para plataforma, mas gostaria de ter visto novos componentes ou funcionalidades.
- Sobre a validação de senha no Identity, não é uma alteração muito complicada de se adicionar no próprio fluig, já desenvolvi exatamente isso a algum tempo em um projeto. Entendo que o identity já vem junto, mas em ambientes controlados sem acesso a rede não funciona.
- Em Geral uma atualização pequena de correções e ajustes com adições focadas em desenvolvimentos simples e rápidos.
-Espero em uma próxima atualização algumas adições de desenvolvimento high-code.
Não me impressionou. Low/no-code é so para tentar impressionar clientes mas na hora do vamos ver, não atenderá.
Então, mas se pensar em High Code a única vantagem do Fluig é centralizar os “sistemas” como se fossem processos pros usuários e sempre é obrigatório ter Desenvolvedor acompanhando. O que foge um pouco do que a TOTVS vende pras empresas de facilitar a criação dos processos né?
Por aqui estamos contratando o “SE Suite”, que é um concorrente do Fluig, e tem uma pegada muito mais low code, justamente pra colocar os usuários avançados do Escritório de Processos, e até outras áreas, pra fazer os fluxos dos processos e formulários, com a intenção de só depender de T.I quando chegar na parte complicada de integrações.
E se for pra fazer algo realmente High Code, eu particularmente, prefiro criar um sistema do 0 ao invés de depender de tantas gambiarras e dores de cabeça fazendo no Fluig, pois aí rola até otimização dos dados no banco ao invés de salvar tudo como texto e isso impedir consultas otimizadas. Além de não ter o custo da licença, hehehe.
Realmente, sempre que vejo propagandas do Fluig eles mostram processos hiper complicados que foram feitos por empresas de desenvolvimento, com a promessa de facilitar a criação dos processos, mas pra fazer algo similar ao apresentado é até mais complicado do que criar um sistema novo ao invés do processo no Fluig.
Mas uma coisa que realmente acho legal é ter essa possibilidade de poder fazer altas customizações via código no Fluig. Ele dá muito poder pra gente desenvolver.
Salve Galera!
Vou passar minha visão, sobre a 1.8.2! apenas melhorias gráficas!
O que precisamos urgentemente eh uma repaginação nas ferramentas de criação de formulário lowcode que existe! a atual ainda é a mais fraca do mercado em soluções do mesmo seguimento!
Em muitos projetos low-code do Fluig que tenho q fazer integrações simples o componente de serviço lowcode tem me surpreendido, principalmente com integrações simples como um cadastro ou algo do tipo, pois é zero programação.
Mais acredito que com 11 Anos de mercado que irá completar este ano, a dificuldade de evoluir ainda mais o produto é por falta de profissionais tops de JAVA. ($$$$).
Mais sigo acreditando no produto e explorando o maximo dos 2 mundos!
abrass
Infelizmente a totvs está tentando matar o Dev Fluig, nesse Webinar deixaram bem claro que não pretendem nem estão trabalhando em cima de melhorias e qualidade de vida pra nós do HIGH CODE, o foco deles é totalmente em transformar a plataforma em Low-code pra que não haja necessidade da empresa contratar um dev dedicado, na teoria parece mil maravilhas, redução de custos, etc. Mas na prática não consigo enxergar o low-code funcionando de maneira decente.