Enviar Anexo por email

Bom dia, pessoal!

Estou com uma demanda que precisa enviar um determinado documento por email, para uma pessoa que não teria acesso ao fluig.

Sei que o padrão do fluig não me permite fazer isso, alguém sabe de alguma maneira e pode me ajudar?

Já tive essa mesma necessidade, depois de pesquisar bastante e descobri que não teria essa possibilidade de enviar anexos. A solução que encontrei foi tirar essa responsabilidade do Fluig e passar para um serviço de terceiros. Nesse caso eu criei uma Api Rest e cadastrei como serviço dentro do Fluig.

Mas se o seu Fluig estiver em Cloud fica mais fácil, basta pegar o link público do anexos e enviar no email como link.

Abaixo está um exemplo

// Lista com os anexos presentes na solicitação
 var docs = hAPI.listAttachments();

// Monta a lista de links a serem enviados no E-mail				
for (var i = 0; i < docs.size(); i++) {
    var doc = docs.get(i);
    if(doc.getDocumentDescription() == "meuRelatorio.pdf"){
        parametros.put("LINK_RELATORIO", fluigAPI.getDocumentService().getDownloadURL(doc.getDocumentId()));
    }
}

Entendi, o meu fluig não é em nuvem.

Você teria um exemplo de como utilizar o serviço de terceiros?

Pior que não, estou pensando em disponibilizar uma versão minimalista dessa minha solução no github e postar um vídeo no YouTube ensinando a galera a instalar e utilizar, só esta me faltando tempo rsrs

Se seu ambiente não for restrito como era meu caso, pode utilizar um serviço como SendGrid, SendinBlue, Amazon SES, MailChimp.

Mas nunca cheguei a testar eles.

1 curtida

Ele não precisa estar em Cloud. Simplesmente ser publicado, tendo acesso externo, já funciona.

Aqui tenho um processo no qual envio os links de download e mesmo não estando logado no Fluig ele permite baixar o arquivo. Então é bom ter cuidado com o tipo do documento

Isso mesmo Bruno, caso tenha acesso externo também funciona.