Amigos, eu estou na versão 1.6.4 e preciso ir para a versão 1.7.1.
Entretanto, estou muito confuso com relação ao que diz a página de criação de ambiente de homologação.
A página diz o que fazer e não dá certo no fim das contas. Vou para o Suporte e ele diz que eu tenho de seguir as instruções que estão naquela página que não deu certo.
Estou cansado e muito disto acredito que seja decorrente de minha inexperiência, pois sou autodidata em Fluig.
O que foi que eu fiz (instruções da página [Guia de atualização da plataforma - TOTVS Fluig - TDN](https://Guia de atualização da plataforma):
1 - Copiei para o servidor (na nuvem) toda a pasta c:\fluig do servidor de produção (1.6.4), mantendo a partição e nome de pasta. Tudo igual.
2 - Copiei o c:\volume do servidor de produção (1.6.4) para o da nuvem.
3 - Criei um banco de dados SQL SERVER com o nome de FluigHOM no servidor da nuvem e copiei os dados do SQL SERVER que constava no servidor de produção (1.6.4) para este banco de homologação
4 - No servidor da nuvem, alterei o domain.xml, reapontando os IPs para o banco de dados FLUIGHOM da nuvem, assim como alterei o Databasename para FLUIGHOM, a fim de que esta cópia ‘se esquecesse’ das informações constantes no fluig 1.6.4.
5 - Apliquei a atualização, no servidor da nuvem, para a versão 1.6.5 com sucesso.
6 - Ao tentar aplicar a atualização para a versão 1.7.1 apareceu uma mensagem que a atualização não estava conseguindo usar o banco de dados.
7 - Abri um chamado e o Suporte me disse por que eu estava usando a versão 210928, quando eu deveria usar a 211026, porque ‘recentemente a Totvs tinha lançado uma correção por causa de senha com caracteres especiais que o Fluig não entendia ao tentar conexão com o banco de dados’ (resposta típica de Call Center, que eu já pressenti ser uma dessas, cosméticas, para ganhar tempo, enquanto o usuário fica longe de pensar em novas perguntas e ele não saber o que responder). Não é difícil de imaginar que não era nada disto, pois alterei a senha para ficar igual ao servidor 1.6.4, o de produção, que contém só ‘underlines’, para o tira-teima usei a nova versão e nada funcionou.
8 - Após ajuda com o pessoal interno, descobri que o problema era que o IP apontando para o banco de dados estava sendo bloqueado por regras de rede. Consertado isto, tentei nova atualização.
9 - Agora a mensagem de erro era outra: que o serviço RealTime estava ativo, sendo que não existia nenhum serviço ligado ao Fluig, uma vez que copiei somente as pastas e não tinha criado os serviços.
10 - Abri um chamado no Suporte da Totvs, que me sugeriu verificar se não existia nenhum processo Java ativo. Não tinha.
11 - O suporte sugeriu então que reiniciasse o servidor. Reiniciei e o mesmo erro aconteceu.
12 - Depois, para minha maior confusão, me disse o Suporte que eu não tinha de copiar a pasta do Fluig de produção para poder atualizar, que somente eu deveria preservar a pasta APPS se eu tivesse Widgets customizadas. Perguntei como eu iria trazer somente a pasta APPS para eu poder preservar mnhas widgets e me disseram para seguir a página de instalação.
13 - Por fim, como costuma acontecer, o Suporte disse para eu seguir aquela página lá no início, prenunciando um loop eterno de não-resolução.
14 - Pensei comigo: será que, de algum modo, o servidor de Produção, o 1.6.4, estava ativo e por isto o Real_time dele estava interferindo no da nuvem?
15 - Derrubei o Fluig 1.6.4 e fui tentar novamente a atualização na nuvem e o erro inicial, aquele que dizia que não conseguia chegar ao banco de dados, o do item 6, voltou a acontecer, e estou na estaca zero.
Alguém teria uma pista? Desde já, agradeço.